10 ideias criadas no Startup Weekend Covilhã

by

sw.covilha.2013-305

A Covilhã viveu este fim de semana 54 horas de grande criatividade e trabalho intensivo de 60 participantes de vários pontos do país que, com o auxilio de 10 mentores, deu origem a dez ideias de negócio que saíram do Startup Weekend Covilhã, iniciativa organizada pela I-Start – associação para a promoção do empreendedorismo, inovação e start up’s da Beira Interior.

sw.covilha.2013-316

A  iTraveyuma plataforma online que permite aos utilizadores submeterem as suas férias de sonho para que as agências de viagem e entidades privadas submetam depois as suas propostas, de forma a concretizar esses sonhos, foi a grande vencedora. No 2º lugar ficou a Geogreen, projeto de investigação desenvolvido na Universidade da Beira Interior já com patente nacional, que desenvolveu estruturas modulares utilizando resíduos de exploração mineira produzidos nas Minas da Panasqueira, destinados para funcionarem como revestimento de edifícios (fachadas e coberturas) com base em materiais ecológicos (e.g. plantas autóctones). Em 3º lugar ficou a UClick Hotel, uma aplicação mobile que permite a clientes de hotéis acederem aos vários serviços de quarto disponíveis. foto_vencedores

Todos os projetos apresentados podem ser consultado em:

survey.startupweekend.org/events/covilha-nov-22-2013

Além das ideias vencedoras, todas as restantes ideias apresentam um grande potencial para se transformarem em novas empresas. Desde aplicações para estimulação cognitiva de idosos, a uma plataforma para construção ou reconstrução da própria casa com orçamentos em tempo real, até ao desenvolvimento de um jogo social on-line para discussão de lances polémicos de futebol, criatividade e ambição foi o que não faltou aos participantes do Startup Weekend Covilhã.

Ao nível dos prémios, todas as ideias que avancem como empresa terão 3 meses de incubação virtual gratuita no Parkurbis e os 3 primeiros classificados beneficiarão de espaço de incubação gratuito neste Parque de Ciência e Tecnologia. Os 3 primeiros classificados contam ainda com um pacote de serviços de comunicação, web e faturação da PT e serviços de contabilidade da ASSEC – Consultores.

Os dois primeiros classificados vão ainda competir num concurso mundial (Global Startup Battle) que envolve as melhores ideias dos mais de 200 eventos  Startup Weekend realizados em todo o mundo durante a Semana Global do Empreendedorismo.

O Startup Weekend Covilhã foi o primeiro evento do género no interior do país e demonstrou que existem potencialidades empreendedoras que merecem ser incentivadas e apoiadas.

O Startup Weekend Covilhã, para além dos parceiros locais contou com o apoio da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, da Fundação Luso-Americana, da PT Negócios/Fundação PT e da Câmara Municipal da Covilhã.